Documentos

Documentos que Fundamentam a Robótica Livre

O que é Robótica livre

Robótica Livre é uma metodologia educacional/pedagógica de uso de "sucata eletrônica" e artefatos eletrônicos para ensino de Robótica. A principal característica da Robótica Livre é o uso de elementos não patenteados na construção de kits com elementos Eletrônicos, Mecânicos e de Programação podendo ser usado por qualquer pessoa e replicado para qualquer outro ambiente comercial ou educacional. É muito comum projetos de Robótica Livre junto com projetos de Metareciclagem. Para que o projeto de Robótica Livre seja considerado Livre ela deve conter Software Livre e Hardware Livre.

Metodologia

a Robótica Livre propõe o uso de softwares livres (Linux e seus aplicativos) como base para a programação e utiliza-se da sucata de equipamentos eletroeletrônicos e hardwares livres para a construção de kits alternativos de Robótica Pedagógica e protótipos de artefatos cognitivos (robôs, braços mecânicos, elevadores, dentre outros)."

  • 1.Sensibilização;
  • 2.Temas geradores;
  • 3.Formação básica;
  • 4.Experimentações;
  • 5.Planejamento dos projetos de RPL;
  • 6.Multiplicação;
  • 7.Avaliação.

Quem faz Robotica Livre

Comunidades, Grupos, Pessoas, ... que fazem Robótica Livre

Jabuti Edu

Tecnologia Educacional

Robolivre

A robolivre é uma plataforma de desenvolvimento colaborativo ...

Robotizando

A Robotizando está sempre na estrada ministrando palestras e oficinas sobre robótica.

Robótica Educacional

Projeto Piloto de Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres

Sobre

Conhecendo a Robótica Livre

  • 2001

    Danilo Rodrigues Cesar Cria a Robotica Livre

    O Projeto Robótica Livre foi criado pelo Professor Danilo Rodrigues César no ano de 2001 quando ele frequentava (como aluno especial) as aulas de Educação Tecnológica no CEFET-MG.

  • 2002

    Danilo apresenta no seminário da disciplina o kit de robótica pedagógico

    Em agosto de 2002 o professor Danilo apresentou no seminário da disciplina o kit de robótica pedagógico integrado com a linguagem Logo, no ambiente GNU/Linux. Esse kit possuía a função de reproduzir através de LED's (Diodo Emissor de Luz) o que os comandos da linguagem Logo constrói na tela do computador. O kit de robótica pedagógico no ano de 2002 foi modificado para ter mais recursos técnicos e utilizava partes do lixo tecnológico/eletrônico como material de construção, e, o Hardware Livre foi disponibilizado como "Interface de Hardware Livre (IHL)" - que utilizava a porta paralela como via de comunicação entre os dois mundos (o virtual e o real).

  • 2004

    Danilo passa a ministrar, aulas de Robótica Pedagógica para os professores e alunos, como voluntário.

    Em 2004, passou a ministrar, como voluntário, aulas de Robótica Pedagógica para os professores e alunos. Na Inforuso 2004, por exemplo, um grupo de alunos participou, sob o seu comando, do Campeonato de Robótica promovido pela Sucesu/MG, organizadora da feira.

  • 2004

    Prêmio Telemar de Inclusão Digital

    Como alternativa aos kits padronizados de robótica no ambiente escolar,o Projeto Robótica Livre, desenvolvido pelo analista de sistemas da Prodabel, Danilo Rodrigues César (UOI-PB, hoje STT - Superintendência de Tecnologia), que propõe o uso de softwares e hardwares livres como base para programação e a utilização de sucatas de equipamentos eletroeletrônicos, obteve o segundo lugar na Categoria Escola - Região Sudeste do Prêmio Telemar de Inclusão Digital. A importância dessa premiação pode ser medida pelo grande número de participantes: 470 organizações, entre empresas , ONGs, escolas e universidades de todo o país, que resultaram em 230 inscrições válidas e 462 projetos. Na Categoria Escola Região Sudeste - ensinos fundamental e médio - concorreram 63 projetos. Além de assegurar aos vencedores um bonito troféu, a premiação realizada em solenidade no último dia 14, no Rio de Janeiro, garantiu à Escola Caio Líbano Soares R$ 7.500, que serão destinados à Caixa Escolar, para viabilizar a continuidade do projeto. Apesar de ser o autor, foi surpreendido com a inscrição do Robótica Livre ao Prêmio Telemar de Inclusão Digital, feita pelo professor de Matemática, Wilmar Ferreira de Freitas, que também participa do projeto.

  • Assim
    Nasce a
    Robótica Livre

O criador da Roótica Livre e Articuladores dela no Brasil

Danilo R. Cesar

Belo Horizonte - MG

Criador da Robótica Livre

Eloir J. Rockembach

Dois Irmãos - RS

Representante da Robótica Livre

Marcos Egito

Paulista - PE

Representante da Robótica Livre

Entre em Contato

Quer saber mais, quer fazer parte da comunidade ...